quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Por que ser vegetariano? (1)

Esta é uma pergunta crucial: por que você é vegetariano?

Sempre que me declaro vegetariano, tenho que ouvir esta pergunta. Prefiro não entrar em muitos detalhes a respeito da questão relativa ao sofrimento dos animais, que me parece óbvia, comovente e muito controversa. Para mim, o vegetarianismo foi uma opção que experimentei, gostei, me faz sentir bem comigo mesmo e ponto final.

No início, mais de dez anos atrás, resolvi experimentar por curiosidade e gostei da experiência. Foi preciso muita determinação e perseverança para levar adiante, uma vez que à minha volta, amigos, parentes e colegas de trabalho eram e ainda são, em quase sua totalidade, comedores de carne e seus derivados. Isso é um fato!

Hoje, acho-me um pouco mais tranquilo a respeito das minhas convicções e não procuro persuadir ninguém a ser vegetariano. Esta é uma questão muito pessoal, que deve partir de dentro e ser muito bem compreendida para ser levada adiante. Em suma, o que penso é o seguinte:

- Considere a possibilidade de ser vegetariano;
- Leia muito a respeito para entender o vegetarianismo;
- Pense em uma estratégia e faça um teste durante um mês e meio, eliminando, a carne gradualmente;
- Procure sentir as transformações que ocorrem em seu corpo e sua mente, se são boas ou não tão boas como imaginava;
- Converse com vegetarianos, assista palestras e cursos a respeito. Existem muitos vídeos disponíveis na Internet;
- Avise parentes e amigos sobre sua alteração alimentar, mas cuidado: muitos vão tentar convencê-lo a recuar, alegando que a carne é essencial na alimentação. Se fosse, eu não teria sobrevivido esses mais de dez anos;
- Se por, um acaso, você fraquejar e não quiser continuar, é melhor voltar atrás. Tudo bem, ainda não chegou a sua hora.

Afinal, deixar de comer carne e seus derivados é uma escolha pessoal que requer mudança de hábitos e perseverança para superar alguns obstáculos no começo. Posso garantir, pela minha experiência pessoal, que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário